Chamem-lhes como quiserem - azevias, empanadilhas, trutas - são deliciosas!
A minha mãe sempre fez azevias de batata doce e são maravilhosas. Estas são tradição na nossa mesa de consoada. Este ano resolvi fazer azevias para a casa da minha sogra, pois como nortenhos não têm esta tradição na mesa de natal. Claro que na Bimby não dão trabalho nenhum a fazer!
Ingredientes para o recheio:
100g Amêndoa
540g Água
250g Batata doce
200g Açucar amarelo
1 colher de sopa de canela em pó
Comece por picar a amêndoa 6 seg/vel 5. Reserve. (A amêndoa vai ficar um pouco grossa, se preferir pique mais uns segundos).
Coloque no copo 500g de água e na varoma a batata doce cortada em pedaços pequenos e programe 15 min/varoma/vel 2. Retire e reserve. No copo limpo, coloque a restante água - 40g - e o açucar e programe 4 min/varoma/vel 2. Junte a batata doce e a amêndoa e triture 1 min/vel 7. Adicione a canela e programe 4 min/100º/vel 1. Retire e deixe arrefecer.
Ingredientes para a massa:
80g Margarina
80g Banha
150g Sumo de laranja
1 pitada de sal
500g Farinha 65
No copo limpo coloque a margarina e a banha e programe 4 min/70º/vel 1. Junte o sumo de laranja, o sal e a farinha e envolva 15 seg/vel 3. De seguida amasse 2 min/espiga. Retire e deixe repousar um pouco. Numa superfice polvilhada com farinha estenda a massa. Recheie com o creme de batata doce e feche bem dando a forma de um rissol. Frite em óleo abundante e bem quente e depois de retirar o excesso de óleo passe por uma mistura de açucar e canela ainda em quente.
Comprei uma daquelas máquinas de esticar massa mas tenho de confessar que ainda não lhe apanhei o jeito, então resolvi por o meu marido a esticar a massa e o resultado foi este!
Sem comentários:
Enviar um comentário