terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Tarte de limão merengada

Comece por fazer a massa quebrada: 

300g Farinha
130g Manteiga
70g Água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar

Coloque todos os ingredientes no copo pela ordem acima indicada e envolva 15 seg/vel 6. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, até ficar douradinha, cerca de 20 minutos.

Ingredientes para o creme de limão:

4 Gemas de ovo
200g Água
50g Amido de milho (maizena)
130g Açucar
40g Sumo de limão
40g Manteiga

Deite no copo todos os ingredientes do creme e programe 5 min/90º/vel 4. Deite imediatamente sobre a massa reservada.

Ingredientes para o merengue:

50g Açucar
4 Claras de ovo
Sumo de limão
1 pitada de sal

Prepare o merengue começando por pesar o açucar. No copo limpo, coloque a borboleta com as claras, umas gotas de sumo de limão e uma pitada de sal. Bata 6 min/vel 3, nos ultimos 30 seg adicione o açucar pelo bocal da tampa. Cubra o creme de limão com este merengue e polvilhe com açucar para que fique douradinho ao levar ao forno.


Bolo formiga

Para os amantes de chocolate!!!!

Ingredientes:

4 Ovos
200g Leite
350g Açucar
280g Farinha
200g Manteiga
3 colheres de chá de fermento
250g Chocolate de culinária

Pré-aqueça o forno a 180º. Coloque o chocolate no copo e dê 3 golpes no turbo. Retire e reserve.
Coloque a borboleta, junte a manteiga, o açucar, o leite, os ovos e programe 4 min/37º/vel 3. Adicione a farinha e o fermento 15 seg/vel 3. Envolva o chocolate sem bater. Coloque numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno cerca de 40 minutos.

Como era um bolo para a mesa de Natal, resolvi fazer um merengue com 4 claras de ovo e enfeitei com raspas de chocolate.

Azevias de batata doce

Chamem-lhes como quiserem - azevias, empanadilhas, trutas - são deliciosas!

A minha mãe sempre fez azevias de batata doce e são maravilhosas. Estas são tradição na nossa mesa de consoada. Este ano resolvi fazer azevias para a casa da minha sogra, pois como nortenhos não têm esta tradição na mesa de natal. Claro que na Bimby não dão trabalho nenhum a fazer!

Ingredientes para o recheio:

100g Amêndoa
540g Água
250g Batata doce
200g Açucar amarelo
1 colher de sopa de canela em pó

Comece por picar a amêndoa 6 seg/vel 5. Reserve. (A amêndoa vai ficar um pouco grossa, se preferir pique mais uns segundos).
Coloque no copo 500g de água e na varoma a batata doce cortada em pedaços pequenos e programe 15 min/varoma/vel 2. Retire e reserve. No copo limpo, coloque a restante água - 40g - e o açucar e programe 4 min/varoma/vel 2. Junte a batata doce e a amêndoa e triture 1 min/vel 7. Adicione a canela e programe 4 min/100º/vel 1. Retire e deixe arrefecer.

Ingredientes para a massa:

80g Margarina
80g Banha
150g Sumo de laranja
1 pitada de sal
500g Farinha 65

No copo limpo coloque a margarina e a banha e programe 4 min/70º/vel 1. Junte o sumo de laranja, o sal e a farinha e envolva 15 seg/vel 3. De seguida amasse 2 min/espiga. Retire e deixe repousar um pouco. Numa superfice polvilhada com farinha estenda a massa. Recheie com o creme de batata doce e feche bem dando a forma de um rissol. Frite em óleo abundante e bem quente e depois de retirar o excesso de óleo passe por uma mistura de açucar e canela ainda em quente.

Comprei uma daquelas máquinas de esticar massa mas tenho de confessar que ainda não lhe apanhei o jeito, então resolvi por o meu marido a esticar a massa e o resultado foi este!



Bolo de ananás invertido

Este bolo é delicioso! Fica "molhadinho" e não há um apreciador de caramelo que não adore este bolo.

Vamos precisar de caramelo para barrar a forma. Para quem quiser fazer o caramelo deixo a receita abaixo, eu como sou mais preguiçosa e o tempo é sempre um factor muito importante, utilizo caramelo de compra.

Ingredientes para o caramelo:

200g de Açucar
2 colheres de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de água

Coloque o açucar e o sumo de limão numa frigideira em lume brando. Após o açucar ter derretido vamos adicionar lentamente a água para que o caramelo não endureça, mexendo sempre. Unte uma forma redonda com o caramelo e disponha as rodelas de ananás. Reserve.

Ingredientes para o bolo:

75g Oleo
150g Água morna
1 lata de ananás
250g Açucar
4 Ovos grandes
170g Farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 200º. Comece por pesar o óleo e a água. Coloque a borboleta e bata os ovos e o açucar 4 min/37º/vel 3. Quando terminar o tempo, bata novamente 3 min/vel 3. Programe 1 min/vel 3 e adicione pelo bocal da tampa o óleo e a água. Retire a borboleta e adicione a farinha, o fermento e o sal envolvendo 15 seg/vel 3. Deite o preparado na forma e leve ao forno 30 minutos. Desenforme em quente.

Nota: Não utilize uma forma de fundo amovivel pois o caramelo vai escorrer.

Feliz Natal!!!!!

Feliz Natal!!!

É Natal e isso significa passar umas horitas na cozinha a preparar os docinhos para mais uma consoada em familia. Tenho de confessar que não sou adepta de sonhos nem rabanadas, para mim tudo o que seja frito, pode ser muito bom, mas não me atrai. Assim, e como fiquei responsável pelos doces, optei por algo menos tradicional. Após alguma pesquisa este ano optei pelo bolo de ananás invertido, pela tarde de limão merengada, pelo bolo formiga e pelas azevias de batata doce. Apesar de não serem os doces tradicionais numa mesa de consoada estavam deliciosos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bolo de maçã e canela

Na melhor do que começar mais um dia a cozinha na Bimby!

Hoje decidi fazer um bolo de maçã e canela de modo a aproveitar algumas maça muito maduras. O resultado, como sempre, é delicioso.

Ingredientes:

3 ou 4 Maçãs (depende do tipo e tamanho)
7 Ovos
300g Açucar
300g Farinha
1 chavena de chá de leite
1 chavena de chá de oleo (mal cheia)
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de sopa de canela

Comece por descascar as maçãs e a retirar-lhes os caroços. Coloque-as em pedaços no copo da Bimby e programe 10 seg/vel 5.
Adicione os ovos e a açucar e programe 30 seg/vel 4.
Adicione os restantes ingredientes e volte a programar 30 seg/vel 4.
Deite o preparado numa forma com buraco untada e polvilhada com farinha e coloque no forno pré-aquecido a 200º.


Salada de polvo

Para confeccionar esta receita somente usei a Bimby para a cozedura do polvo. As batatas e os ovos foram cozidos no tacho.

Para quem nunca cozeu polvo na Bimby aviso que o fundo do copo vai ficar com uma goma vermelha. Depois do susto da 1ª cozedura agora coloco um pouco de água (o suficiente para cobrir as lâminas) e detergente da loiça no copo e programo uns minutos a 70º. Depois é só  passar o esfregão da loiça e já está. Limpinha como sempre!





Ingredientes:

1Kg Polvo
2 Cebolas
2 Tomates
2 Ovos cozidos
3 Batatas
100 g Água
Salsa
Azeite
Vinagre

Coloque no copo o polvo cortado em pedaços, uma cebola e a água e programe 30 min/Varoma/inversa/vel 1/2. Retire e reserve.
Coza as batatas cortadas em quartos e os ovos. Corte os tomates e a cebola em juliana.
Coloque todos os ingredientes numa saladeira, salpique com salsa picada e tempere com azeite e vinagre.



domingo, 9 de dezembro de 2012

Gambas salteadas

Cá em casa adoramos gambas! Quando descobri esta receita na Revista Bimby de Agosto de 2012 pensei logo tenho de experimentar.

Hoje, sendo o meu ultimo dia de férias, estou um pouco triste. Amanhã recomeça a rotina de levantar cedo e a dor de cabeça com as refeições e organização da casa.... Então, nada melhor que um petisco para elevar os ânimos!

Ingredientes:

40g Cebola
3 dentes de alho
50g Azeite
1 folha de louro
100g Cerveja
1 colher de sopa de salsa
1 Malagueta vermelha sem sementes
Sal
Pimenta (usei piri-piri)
500g Gambas

Coloque no copo a cebola, os alhos e o azeite e pique 5 seg/vel 5. De seguida, refogue 5 min/Varoma/vel 1,
Adicione o louro,  a cerveja, o sal, a pimenta e a malagueta e programe 2 min/100º/inversa/vel 1.
Adicione as gambas e programe 8 min/Varoma/inversa/vel 1.




sábado, 8 de dezembro de 2012

Gelado de baunilha

Este gelado fica muito cremoso mais parece um pudim! É super saboroso e cai lindamente com a Delicia de Chocolate do livro-base.

A receita foi retirada da revista Teleculinária Robot de Cozinha (desculpem mas não anotei o mês) e foi um sucesso no aniversário do meu marido.

Aos fãs de gelado de baunilha sugiro que experimentem, é delicioso e fácil de fazer.

Ingredientes:

500g Natas frias
300g Leite
200g Açucar
20g Maisena
20g Essência de baunilha
3 Gemas
3 Folhas de gelatina

Demolhe a gelatina em água fria. Coloque as gemas no copo, deite o leite, o açucar, a maisena e a essência de baunilha e programe 15 min/100º/vel 3.
Adicione a gelatina escorrida, mexa bem com a espátula para derreterem e verta numa tigela.
Lave e limpe o copo e deixe-o arrefecer.
Coloque a borboleta, deite as natas bem frias e programe 3 min/vel 4. Adicione à tigela, envolva e verta para um tabuleiro levando ao congelador, mexendo com um garfo de vez em quando na 1ª hora.

Nota: Apesar de se mexer o gelado, após uma horas fica demasiado duro para servir, pelo que sugiro retirar do congelador cerca de 20 minutos antes de servir.

Empadas de frango

Esta é uma receita um pouco trabalhosa e que leva algum tempo. No entanto, acaba por compensar naqueles dias em que saimos um pouco mais tarde do trabalho ou que estamos mais cansadas e sem muita vontade de cozinhar. Excelente para fazer num dia chuvoso, depois é só congelar e aproveitar.

Ingredientes:

Massa:
500g Farinha
100g Margarina
50g Azeite
2 Ovos + 1 Gema
2 colheres de sopa de leite
100g Agua
Sal
Farinha

Recheio:
500g Frango sem pele
500g Leite
100g Farinha
Salsa
Noz-moscada
Sal

Coloque o frango na varoma, tempere com sal. Coloque 500g de água no copo e programe 40 min/Varoma/vel 2. Retire o frango e deixe arrefecer.
Desfie o frango rudemente e coloque no copo, dando-lhe uns golpes de turbo para que fique picado. Reserve.

Faça a massa: deite os ovos, a água, a margarina, o azeite, uma pitada de sal e a farinha e ligue 30 seg/vel 6. Reserve.

Termine o recheio: Deite a farinha no copo, tempere com noz-moscada e sal, junte o leite e ligue 5 seg/vel 5. Depois programe 7 min/100º/vel 4. Junte o frango, adicione um pouco de salsa e deixe arrefecer.

Estenda a massa numa bancada polvilhada com farinha e corte em 16 rodelas maiores e 16 mais pequenas. Forre forminhas com as rodelas maiores, pique o fundo com um garfo e divida o recheio pelas formas. Pincele os rebordos com a gema de ovo misturada com o leite, cubra com as rodelas mais pequenas. Pincele com a restante mistura de gema e leve ao forno pré-aquecido a 200º até ficarem douradinhas.

Frango à brás

Ingredientes:

100 g Azeite
400g Cebola
2 dentes de alho
300g Frango desfiado
200g Batata Palha
6 Ovos
Sal
Pimenta
Salsa picada
Azeitonas

Coloque no copo o azeite, a cebola e os alhos e programe 5 seg/vel 5. Refogue 5 min/Varoma/vel 1.
Adicione o frango e programe novamente 5 min/100º/vel colher inversa.
Junte a batata palha e programe 3 min/100º/vel 2 inversa.
Coloque numa frigideira e leve ao lume.
Sem lavar o copo, deite os ovos e bata 10 seg/vel 2.
Deite o preparado por cima do frango, misture tudo muito bem, junte sal, pimenta, salsa e azeitonas.

Bolo de mel

Ingredientes:

2 Ovos
100g Mel
400g Leite
250g Açucar
300g Farinha
80g Manteiga
2 colheres de sopa de canela
2 colheres de chá de fermento em pó

Coloque todos os ingredientes no copo, excepto a farinha e o fermento, e programe 5 min/37º/vel 3.
Junte a farinha e o fermento e programe 15 seg/vel 3.
Deite numa forma untada com manteiga e polvilhada com açucar e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 minutos.



Bolo de claras

Excelente forma de aproveitar as claras que sobram.

Ingredientes:

6 Claras de Ovo
1 pitada de sal
70g Manteiga derretida
120g Açucar
120g Farinha
1 colher de chá de fermeto em pó

Pese a manteiga e derreta-a. Com o copo bem limpo, coloque a borboleta e deite as claras com uma pitada de sal e programe 6 min/vel 3. Retire e reserve.
Sem lavar o copo e sem a borboleta, deite o açucar e a manteiga derretida e bata 2 min/vel 1. Quando terminar incorpore pelo bocal, com a bimby em funcionamento na vel 1, a farinha, já com o fermento e as claras em castelo, de forma alternada. Quando terminar, desligue a bimby e envolva com a espátula. Se achar que necessita de mais tempo, volte a ligar a bimby na vel 1.
Deite numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 minutos.

Nota: Este bolo não cresce muito, pelo que não deverá utilizar uma forma muito grande.

Iogurte de banana, laranja e bolocha

Ingredientes:

80g Bolacha Maria
200g Banana
Sumo de 1/2 Laranja
80g Açucar
50g Leite em pó
1 Iogurte natural

Coloque a bolacha no copo e pulverize 10 seg/vel 9. Reserve.
Coloque no copo a banana, o sumo da laranja, o açucar e triture 5 seg/vel 5.
A seguir programe 8 min/Varoma/vel 1. Retire o copo da base para que arrefeça mais rápido.
Adicione 500g de leite, o leite em pó, a bolacha reservada e bata 1 min/vel 7.
Adicione o leite restante, o iogurte natural e programe 4 min/50º/vel 4.
Terminado o tempo, abafe o copo durante 8 a 10 horas. A espessura do iogurte vai depender da forma como o abafa.

Iogurte Natural Açucarado

Este iogurte é optimo e extretamente versátil. Pode comer-se natural, com cereais, com fruta fresca, com doces ou compotas, com mel,... as opções são ilimitadas!!!! Além disso, é super simples de fazer.

Ingredientes:

1000g Leite
1 Iogurte natural
50g Leite em pó
50g Açucar

Coloque todos os ingredientes no copo e programe 4 min/50º/vel 4.
Abafe durante 8 horas.

Nota: Depois de muitas tentativas falhadas optei por comprar uma iogurteira. É muito mais simples, sem chatices para abafar os iogurtes e saem sempre bem. Assim, quando prontos, basta colocar o iogurte nos frasquinhos e esperar as 8 horas.

Iogurtes liquidos

Esta é provavelmente a melhor receita de iogurtes liquidos que já experimentei. Pode fazer-se com qualquer fruta e são optimos para aproveitar aquelas peças que já estão maduras de mais!

Ingredientes:
30g Aveia
180g Fruta
80g Açucar
1l leite
60g Iogurte Natural (utilizo um iogurte completo)

Coloque no copo a aveia e programe 5 seg/vel 5. Reserve.
Coloque no copo a fruta e o açucar na 5 seg/vel 5. De seguida programe 10 min/Varoma/vel 2.
Adicione o leite e a aveia 1 min/vel 9.
Adicione o iogurte 3 min/50º/vel 4. Abafe durante 8 horas. Após esse tempo bata 10 seg/vel 4. Coloque em frascos esterilizados e guarde no frigorifico.

Nota: tenho por hábito fazer estes iogurtes à noite, pois como fica a fermentar no copo da Bimby, assim não interfere com os cozinhados! Para fermentar, embrulho o copo numa manta polar e guardo no forno.

Decisão tomada!

Já pensava em criar um blog há algum tempo, mas deixava sempre para depois. Hoje, finalmente, decidi criá-lo, já chega de perder receitas e passar horas a procurar aquela receita... Assim, basta um click e já está!

Com tantas receitas maravilhosas para a Bimby, por vezes ficava sem saber o que fazer, aqui vou deixar as melhores receitas que já confeccionei assim como pequenas dicas como melhorá-las, para que corra sempre bem!